Pentefyno

Suingada Brasileira

O grupo Pentefyno, criado em Porto Alegre, tem dez anos de carreira e vem atuando no estilo de Música Suingada Brasileira, uma expressão urbana e moderna que abrange gêneros musicais como o sambalanço, samba-rock, samba-suingue e samba-reggae, ritmos cheios de suingue, ginga e balanço, surgidos há mais de 40 anos em nossa música.

E a atuação do Pentefyno vai além dos palcos. Um de seus projetos é a edição de um livro baseado na dissertação de mestrado (URFJ) de Marcos Ribeiro, um dos fundadores do Pentefyno, sobre a história da Música Suingada Brasileira e a importância dos ritmos suingados na nossa cultura, evidenciaando a ginga que está presente na música e no jeito de ser do brasileiro.

Contato para shows: musica@srtalo.com.br.

Primeiro CD do Grupo Pentefyno, produzido com recursos próprios.

Joca, Maurício e Marcos, fundadores do Grupo Pentefyno.

O grupo

Maurício Martins: Músico com mais de 20 anos de carreira e com experiência em produção de espetáculos e gravação de shows ao vivo. Formado em marketing e gestão de negócios.

Marcos Ribeiro:  Trombonista e arranjador. Mestre em Música pela UFRJ; Bacharel em trombone pela UFRJ. Atuou em grupos como UFRJazz Ensemble, Rio Jazz Orchestra e Orquestra Tabajara.

Joca Ribeiro: Nascido em Porto Alegre, Joca Ribeiro é trompetista, arranjador e professor de Música, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência de mais de 15 anos atuando em bandas e orquestras, possuíndo uma bagagem bastante eclética de estilos musicais.