Jogos Teatrais para Executivos

Os Jogos Teatrais para Executivos aplicados pela Srta.Lô Produções têm como base a metodologia criada pela americana Viola Spolin, educadora e acadêmica de teatro, considerada uma importante inovadora do século XX por criar técnicas que ajudam o ator a focar no momento presente e a solucionar imprevistos com parceria e criatividade. As múltiplas dimensões dos jogos teatrais e a abordagem de Viola Spolin para o desenvolvimento inter e intrapessoal fizeram com que fossem introduzidos nos campos da psicologia, saúde, educação e trabalho.

 

Com a aplicação dos jogos teatrais no ambiente de trabalho, é possível desenvolver habilidades e competências que auxiliam os profissionais a lidar com novas situações e a trabalhar em equipe. Além de ser um método capaz de garantir o prazer e a ludicidade, os jogos unificam e aprimoram o instrumento de corpo e mente como um todo, intensificando e alertando a percepção necessária para a realização das tarefas diárias.

 

Os jogos teatrais dão ao jogador uma tarefa para realizar e se preocupam em aflorar as atividades espontâneas, as atitudes instintivas e impulsivas do ser humano, e tem como objetivo libertar a criatividade, fornecendo um ambiente propício à iniciativa. Como resultado, obtemos a experiência em pensar criativa e independentemente, o desenvolvimento da imaginação e da iniciativa e o aumento da sensibilidade para os relacionamentos pessoais.


Nas oficinas de Jogos Teatrais, através do envolvimento do grupo, os jogadores irão desenvolver liberdade pessoal dentro de regras estabelecidas, habilidades pessoais necessárias para jogar o jogo e irão internalizar essas habilidades e esta liberdade ou espontaneidade. Os jogos são baseados em problemas a serem solucionados. E o problema a ser resolvido é o objeto do jogo que proporciona o foco.

Atuar requer presença. Aqui e agora. Jogar produz esse estado. A presença chega através do intuitivo. Não podemos aproximar a intuição até que estejamos livres de opiniões, atitudes, preconceitos e julgamentos próprio ato de procurar o momento, de estar aberto aos parceiros de jogo, produz uma força de vida, um fluxo, uma regeneração para todos os participantes.