Os Servos de PAN

Os Servos de PAN é um espetáculo da Cia Terranova destinado a toda família e que reúne teatro, bonecos, música ao vivo (canto, piano, flauta e percussão) e euritmia, com 24 artistas em cena.

O espetáculo já esteve em turnê pela Europa em 2015 e tem temporada confirmada em seis cidades nos Estados Unidos, em 2018. 

A montagem oferece ao público um encontro com a Euritmia e cria um espaço instigante de pesquisa da inter-relação entre os Seres Elementares, tais como os conhecemos da tradição oral europeia colhida pelos Irmãos Grimm – e que ainda habitam sob múltiplas formas e adaptações o imaginário da Cultura infantil contemporânea - e os Nandejaras, os espíritos dos elementos terra, água, ar e fogo, segundo culturas indígenas brasileiras, como nos são propostos por Kaká Werá.

Os Servos de PAN amplia ainda sua investigação através da pesquisa do filósofo e cientista Rudolf Steiner acerca de tais entidades, buscando fundamentar sua atuação cênica em forças arquetípicas, evitando clichês e caricaturas. 

Sinopse do espetáculo

Do redemoinho à contemplação ... o intrigante deus Pan... seus faunos bufanescos... seus servos mais sutis – as ondinas das águas, os gnomos das cavernas, os silfos do ar, as fogosas salamandras... – quem serão eles? Onde se inserem? Serão mera fantasia, alienante e inútil? Serão entidades, atuantes no devir das coisas? O mito e os contos de fadas compõem, junto a outras fontes e narrativas, as “eternas histórias de antigamente”... que encerram os pequenos e grandes arquétipos curadores, conhecidos desde tempos imemoriais como fontes fortalecedoras da psique, atuantes no inconsciente da humanidade.

Ficha Técnica

Direção cênica: Dino Bernardi

Direção de coreografia: Marília Barreto

Direção musical: Luciano Vazzoler

Elenco: Evas Carretero, Fernando Aveiro, Fernando Oliveira, Murilo Inforsato, Ricardo Fialho, Anna Teresa Marsilio, Lilian Soarez, Ana Carolina Ghirello, Ana Paula Nigro, José Sampaio, Andrea Ikeda, Barbara Salomé, Bruna Munhoz, Denise Seignemartin, Isabella Leibl, Julia Hebbel , Julia Santos, Marília Barreto, Marília Duarte, Nadia Muradi. 

Músicos: Abner Paul (percussão), Luciano Vazzoler (piano), Paula Duarte (flauta), Marília Duarte (canto)

Figurinos e ilustrações: Dino Bernardi

Cenografia: Cesar Rezende (Basquiá), Clarissa Mendes, Dino Bernardi

Bonecos: Andi Rubinstein Dino Bernardi

Design de Luz: Priscila Carla  

Fotografia: André Volich, Rogério Abbam

Projeto de som: Nilson Costa

Produção Executiva: Marília Barreto

Assistente de Produção: Sonia Yamada

Direção de Produção: Srta.Lô Produções